quinta-feira, 17 de abril de 2014

Beata Maria da Encarnação Acarie, Carmelita - 18 de abril

    

      Bárbara Avrillot nasceu em Paris, no dia 1º de fevereiro de 1566, filha de Nicolau Avrillot, Senhor de Champstreaux, riquíssimo, influente na corte francesa e na vida religiosa por ser um homem muito devoto, assim como sua descendência.
     Como era costume na época, apenas adolescente Bárbara foi enviada às Irmãs Menores da Humildade de Nossa Senhora, que habitavam em Longchamp. Regressou à família aos catorze anos e não pôde optar pela vida religiosa, pois aos dezesseis anos foi entregue como esposa ao Visconde de Villemor, Pedro Acarie, Senhor de Montbrost e de Roncenay, proprietário de muitas terras, muito atuante na política da corte e cuja influência era tão forte quanto à de sua família, homem de costumes irrepreensíveis.
     O casal teve seis filhos. “A bela Acarie”, como era conhecida em Paris, iniciou a vida matrimonial e de mãe dando a todos exemplo de como sendo mãe e esposa viver uma vida religiosa e de acordo com os mandamentos de Deus, enfrentando também os deveres na administração do lar, além de colocar a família no caminho da santidade.
     Era incansável no auxílio aos necessitados, especialmente durante o assédio de Paris pelo rei Henrique IV, em 1590, durante as guerras religiosas em que se enfrentaram os católicos e os huguenotes, com a intervenção militar dos espanhóis.
     Filha devota da Igreja, Madame Acarie participou das ações contra a heresia protestante que procurava se estender na França. Deus a favoreceu com graças místicas extraordinárias, mas também lhe mandou provas exteriores e interiores.
     O rei Henrique IV, protestante, após desfazer a Liga Católica à qual seu marido pertencia, mandou-o para o exílio e confiscou todos os seus bens. Foram quatro anos de várias atribulações financeiras e de aflição de espírito. Porém Bárbara não se abateu, tomou a defesa do marido, não se detendo até provar a inocência dele e reaver todos os bens.
     Foi com essa fibra que educou os filhos, com generosidade, no respeito e no serviço aos mais pobres, doentes e mais desamparados. Ensinou-os a viver de maneira simples, sóbria, modesta, e no amor à verdade, pois a verdade é Cristo. Ensinou-lhes também o espírito de sacrifício e a força de vontade perante as dificuldades.
     Nesse período conheceu o religioso Francisco de Sales, depois também Fundador e Santo, o qual aprovava sua atitude e comportamento, vindo a tornar-se o seu diretor espiritual.
     O Edito de Nantes de 13 de abril de 1598 tolera o protestantismo, o que causa muito sofrimento aos Acarie. Como resultado, orações e trabalhos, ela mesma uma leiga, para introduzir a reforma do Carmelo na França, o que lhe foi inspirado após ler os escritos de Santa Teresa d'Ávila. Em 1602 acolheu as primeiras vocações, obteve a autorização do rei, que tinha por ela uma grande consideração, e em 1603 o papa Clemente VIII enviou-lhe sua autorização para a fundação e ela pôde construir o primeiro mosteiro carmelita na França.
     Em 29 de agosto de 1604, seis Carmelitas Descalças espanholas, entre as quais a futura Beata Ana de São Bartolomeu e a uma futura Serva de Deus, Ana de Jesus, chegaram a Paris e no dia 17 de outubro do mesmo ano foi iniciada a vida monástica naquela cidade. Iniciando assim uma forte influência na espiritualidade católica de seu tempo, Bárbara Avrillot teve a felicidade de ver a Ordem se expandir para Pontoise, Dijon, Amiens nos anos 1605/1606, e três de suas filhas ingressarem no Carmelo de Amiens.
     Em 1613 seu esposo adoeceu gravemente e depois de nove dias morreu na paz do homem justo, assistido pela santa viúva confortada pela confirmação celeste da sua salvação eterna.
     Em 7 de abril de 1614, livre de todos os deveres terrenos, Bárbara ingressou no Carmelo de Amiens como conversa, tomando o nome de Maria da Encarnação. Fez seus votos a uma de suas filhas, que se tornara abadessa do mosteiro.
     Viveu sua vida de clausura com humildade, trabalhando na cozinha, atendendo as irmãs doentes, sofreu muito com a incompreensão de uma nova priora proveniente de outro Carmelo, teve muitos êxtases e visões que a confortavam nas suas longas doenças e provações. Manteve-se sempre ativa e preparada para discussões sobre o tema da fé e sempre humilde e afetuosa como simples carmelita de sua comunidade. 
     Por motivos de saúde, foi transferida para o Carmelo de Pontoise em 7 de dezembro de 1616. Ali, após uma longa enfermidade, entregou a alma a Deus em 18 de abril de 1618, recitando várias vezes os Salmos 21 e 101. Esse dia era uma Quinta-Feira Santa. O seu corpo repousa na capela daquele convento.
     Irmã Maria da Encarnação, Madame Acarie, é considerada a "Mãe Fundadora do Carmelo na França" porque mais do que todos contribuiu para a difusão da reforma carmelita de Santa Teresa d'Ávila em solo francês.
     O decreto do papa Urbano VIII fez com que a causa de beatificação de Irmã Maria da Encarnação fosse reaberta somente em 1782 e concluída com a cerimônia de beatificação por Pio VI em 5 de junho de 1791.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário