sábado, 3 de maio de 2014

Santa Antonina de Niceia, Mártir - 4 de maio


     Esta Santa é mencionada três vezes no Martirológio Romano: 1º de março, 4 de maio e 12 de junho, e de forma diferente em cada uma destas datas, como fossem três pessoas diferentes.
     Baronio, seguindo dados dos menológios e sinassários gregos, que também comemoram esta santa naquelas datas, não se deu conta que as diversas celebrações correspondiam sempre à mesma pessoa, cujo dia de nascimento é o 4 de maio, como aparece no Martirológio Siríaco do século IV.
     As informações do Martirológio Romano, dependentes dos sinassários e do Martirológio Jeronimiano, se baseiam numa antiga Passio perdida. Segundo eles, Antonina era uma cristã de Niceia, na Bitinia, atual Turquia, que durante a perseguição de Diocleciano foi aprisionada por ordem do prefeito Prisciliano; ela foi golpeada com varas, suspensa no cavalete, teve seu flanco ferido e por fim foi queimada viva. É também mencionado em alguns códices do Jeronimiano que ela foi morta pela espada.
     Segundo o Martirológio Siríaco e muitos códices do Martirológio Jeronimiano, o martírio teria ocorrido em Nicomédia, enquanto outros códices colocam o martírio em Niceia, Bitinia, e esta menção, segundo Delehaye, é a de se preferir.
 
Etimologia: Antonina (como Antônia) = do grego, “nascida primeiro, ou que enfrenta seus adversários”.
 
Fonte: santiebeati/.it

Nenhum comentário:

Postar um comentário