quinta-feira, 15 de maio de 2014

Santa Cesária, Eremita em Otranto - 15 de maio

    
     Santa Cesária nasceu em um dezembro do século XIV, filha de Luís e Lucrécia, graça alcançada após dez anos de matrimônio e ao final de uma piedosa prática da devoção sabatina, sugerida pelo eremita José Benigno.
     Ao ficar órfã de mãe ainda adolescente, Cesária foi obrigada a abandonar a casa dos pais para fugir das insanas tentações do pai; ela se refugiou em uma gruta da marinha de Castro, sob um outeiro rochoso próximo de Otranto.
     Ali ela enfrentou uma vida de privações e de oração, devotada a uma dedicação total a Deus, tornando-se uma eremita cuja fama se estendeu em toda a região de Otranto. Após sua morte, ocorrida na gruta, de onde nunca saíra, já no século XIV uma igreja foi erguida no local, a qual tornou-se um centro de seu culto.
     Em 1924 esta igreja foi confiada aos Franciscanos que a substituíram por uma nova, erigida depois em paróquia em 1954.
     Em honra de Santa Cesária outras igrejas foram erguidas nos centros do Salentino, em particular em Francavilla Fontana (Brindisi) que algumas tradições consideram como a pátria de origem da Santa.
     Patrona do Porto Cesário na província de Lecce, a sua festa litúrgica é em 15 de maio.
     A cidade de Santa Cesária Terme festeja a sua patrona em 11 de setembro de cada ano, data tradicionalmente conhecida como a data da fuga de Cesária, com uma procissão que depois de ter percorrido todas as ruas da cidade termina com um cortejo de barcas até a gruta onde ela teria vivido e morrido.
     O culto da Santa é muito difundido por toda a região da Puglia (Itália) e o nome de Cesária é muito usado em toda a província de Lecce.
 
Etimologia: Cesária = feminino de Cesário do latim Caesarius, "devoto de Cesar" ou segundo outros autores, "cabelos longos", "cabeludo".
 

Um comentário: