quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Beata Apolônia do Santíssimo Sacramento (Lizarraga Ochoa de Zabalegui) Virgem e mártir - 8 de setembro

    

     Apolônia Lizárraga nasceu na cidade de Lezaun, que então pertencia ao município de Valle de Yerri, em Navarra, Espanha. Ela entrou no noviciado dos Carmelitas da Caridade de Vedruna, em Vitória, em 16 de julho de 1886 e emitiu os primeiros votos em 17 de julho de 1888, desde então era conhecida com o nome do Apolônia do Santíssimo Sacramento.
    
Apolônia ocupou vários cargos na sua congregação, de professora nas escolas em Trujillo (Cáceres) e Villafranca de los Barros (Badajoz) a superiora da comunidade de Sevilha e diretora da escola de Vich. Finalmente, foi eleita superiora geral do Instituto em 1925, cargo que ocupou até 1936, ano em que sofreu o martírio. Como Superiora Geral preocupava-se com a expansão do Instituto, que chegou a ter casas em Buenos Aires, na Argentina; Vigo, Leon, Murcia e Alcoy em Espanha;
e quatro na França.
     
Quando a guerra eclodiu em 1936, Apolônia dedicou-se a buscar refúgio para as religiosas de sua congregação, a fim de salvar suas vidas, especialmente as noviças e as doentes. Ela escondeu-se nas casas de vários amigos. Em setembro daquele mesmo ano, ela foi presa e encarcerada em San Elias (Barcelona).
     Na tarde de 8 de setembro, de acordo com algumas testemunhas que foram presas com ela na Checa, foi serrada e esquartejada e seus restos foram jogados como isca para os suínos. Aparentemente, isso foi o destino de muitos detidos da Checa Sto. Elias.
Culto
     Ela foi beatificada pelo Papa Bento XVI, em 28 de outubro de 2007, em uma cerimônia presidida por ele próprio, na Praça da Cidade do Vaticano de São Pedro.
Nesta celebração do pontífice elevou à honra do altar cerca de 498 mártires da Guerra Civil espanhola do século XX.
     
A Checa Sto. Elias é hoje uma cripta da paróquia de Santa Inês. Nela a memória dos mártires da Guerra Civil da Espanha, inclusive da Beata Apolônia, é mantida. Sua festa é celebrada no dia 6 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário