quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Santa Eusébia de Marselha, monja - 30 de setembro


Sarcófago de Sta. Eusébia na Abadia de São Vitor
Martirológio Romano: Em Marselha, na Provence, França, Santa Eusébia, virgem, que serviu Deus fielmente da juventude à velhice. 

     No século V, a Igreja de Marselha se expandiu, conforme História de Marselha, pg. 5: “... comunidades religiosas que nos dão a conhecer inscrições funerárias, a de Eusébia, por exemplo, cuja história é pouco conhecida. Há desenvolvimentos legendários posteriores (séc. VII ou IX) que falam de uma Eusébia que viveu no Mosteiro de Saint-Cyr, do qual foi abadessa por 40 anos”.
     Na Abadia de São Vitor de Marselha encontramos um sarcófago de Santa Eusébia.
     A Abadia de São Vitor, segundo a tradição, foi fundada no século V por São João Cassiano, nas proximidades dos túmulos dos mártires de Marselha, entre os quais São Vitor de Marselha († em 303 ou 304), que lhe deu seu nome.
     Após um longo período junto aos monges anacoretas do Egito, Cassiano chegou a Marselha em 416, trazido provavelmente pelo Bispo de Aix, Lázaro, que ele havia encontrado na Palestina no Concilio de Diospolis.
     A Abadia por ele fundada foi um dos primeiros mosteiros masculinos; ao mesmo tempo, João Cassiano fundou o Mosteiro de São Salvador, feminino. Ambos serviram de modelo para o desenvolvimento do período monástico ocidental. No mosteiro de Marselha estudaram vários teólogos relativamente brilhantes, dentre eles se destacam Vicente de Lérins e Fausto de Riez.
     Cassiano permaneceu em Marselha até sua morte em 433 ou 435. Ele teve discípulos e escreveu importantes obras que serviam de regra de vida e de base para reflexão àqueles que ele atraia para a vida monástica. São as Instruções cenobitas ou as Conferências dos padres. Suas obras foram recomendadas por São Bento a seus discípulos.
     Como não temos maiores informações sobre Santa Eusébia, podemos conjecturar que ela tenha sido discípula dos monges da Abadia de São Vitor, viveu no mosteiro feminino fundado por João Cassiano, e aproveitou enormemente das obras do fundador, pois sua virtude a manteve fiel até o fim da vida, conforme menciona o Martiriológio Romano: “serviu Deus fielmente da juventude à velhice”. Santa Eusébia faleceu no ano 497.
     A Abadia de São Vitor ganhou uma importância considerável no primeiro milênio por sua influência em toda a Provence. A era de ouro do mosteiro foi 950 – 1150. Em meados do século XII até o século XIII enfrentou uma crise. Um de seus abades, Guilherme de Grimoard, foi eleito papa em 1362 sob o nome de Urbano V.
     Nos séculos XV e XVI, a Abadia de Saint-Victor entrou em um processo de decadência que levou a seu abandono.
     Em 1966, a Sra. Suzy Fouchet criou uma associação que tem por objetivo promover a renovação de Saint-Victor e organizar duas ou três vezes por ano atividades artísticas, culturais ou arqueológicas. 
Abadia de São Vitor


Nenhum comentário:

Postar um comentário