segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Santa Bertoara, Abadessa – 12 de dezembro

   
Figura representando uma Abadessa
no século VI-VII


Santa Bertoara (século VII) Abadessa da Abadia de Notre-Dame-de-Sales da cidade de Bourges, França.
     Jonas de Bobbio, hagiógrafo de São Columbano, menciona quatro fundações columbianas na diocese de Bourges. Na Vita Columbani está escrito que Bertoara, jovem de nobre estirpe, fundou o mosteiro de monjas chamado Notre-Dame-de-Sales em Bourges.
     Ela viveu na época do bispo de Bourges, São Austregésilo (Saint Oustrille, em francês) e foi testemunha de muitos milagres realizados por este santo a favor dos pobres e dos miseráveis.
     Santa Bertoara aparece duas vezes nos relatos dos milagres de São Austregésilo constantes da Vita escrita por Jonas (Bibl. Hag. Lat. No. 841, c. 10 e 14 ib. p. 197-199):
     Uma noite, quando ela se dirigia à igreja para a oração da Vigília, percebeu sob a calha do telhado de uma casa um paralítico que queria ir à igreja ver São Austregésilo. Ela ordenou aos seus servidores que fossem buscar o paralítico e o levassem até o altar. O Santo viu o pobre homem, exortou-o à contrição de seus pecados e, após terem-lhe dado um banho, ele se curou.
     Outra menção feita a Bertoara se refere a cura de uma jovem de nome Friovala, que São Austregésilo curou dando-lhe a Eucaristia. Antes da cura, esta jovem tinha terríveis crises de raiva e acreditavam que ela estivesse possessa pelo demônio. São Austregésilo deu a ela o hábito religioso, prescreveu-lhe a abstinência de carne e de vinho, e a confiou a Santa Bertoara.
     A diocese de Bourges não conservou sua memória: nenhuma igreja ou altar foi consagrado à esta Santa; ela não aparece nos calendários antigos. Por volta do ano 990 as monjas foram substituídas por canonisas que acolheram monjas fugitivas trazendo uma preciosa relíquia: a correia que havia atado Jesus à coluna da flagelação.  Atualmente não há nenhum traço deste mosteiro, situado provavelmente no quarteirão episcopal. A igreja Notre-Dame-de-Sales, que ameaçava ruir, foi destruída em 1960.
     No passado Santa Bertoara, segundo os antigos, era festejada no dia 4 de dezembro; hoje na diocese de Bourges sua festa está fixada no dia 12 de dezembro.


Fonte bibliográfica: Gilles Cugnier, Histoire du monastère de Luxeuil à travers ses abbés, 2004-2006, tome 1, pages 16, 171, 205, 274, édition Guéniot, Langres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário